terça-feira, 4 de outubro de 2011

Palestra sobre o Dia da Árvore na Escola Erasmo Braga

No dia 03 de Outubro (segunda-feira) as Biólogas Helaine, Vanessa e Patrícia (IMAM) estiveram na Escola Presbiteriana Erasmo Braga. A coordenadora Léia entrou em contato com o Instituto, uma vez que, chegou ao seu conhecimento as ações do Projeto “Preservar a Árvore é Valorizar a Vida” e nos convidou a realizar uma Palestra sobre o tema, já que, no dia 21 de Setembro comemorou-se o Dia da Árvore.
Aproximadamente 50 alunos do 2º ano (A e B) do Ensino Fundamental participaram da palestra, que aconteceu no auditório da escola. A ação foi bastante positiva, e os alunos participaram todo o tempo, com as respostas na ponta da língua e cheios de histórias para contar.
No término da palestra foram entregues alguns desenhos impressos em papel reciclado para colorir em sala de aula.

Equipe do IMAM participa do multirão no Parque Arnulfo Fioravante

Cerca de 100 pessoas se reuniram na manhã de sábado para retirar lixo do Parque Arnulpho Fioravante. Aos fundos do Shopping Avenida Center. Durante quatro horas de ação, foram retirados principalmente garrafas pet, sacolas plásticas e pneus.
Esta campanha “SOS Parque Arnulpho Fioravanti” uma iniciativa do jornal O Progresso e site Douradosagora reuniu estudantes e professores de Universidades (UEMS, UFGD e Anhanguera) membros da Associação de Combate ao Câncer da Grande Dourados, Polícia Militar Ambiental, IMAM, empresários e a sociedade em geral, composta por profissionais de diferentes áreas de atuação.
 Equipe do IMAM ajudando a recolher o lixo no interior Parque Arnulfo Fioravante.

Trilha Ecológica no interior Parque Arnulfo Fioravante recebe alunos da Escola Menodora

Alunos da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo fizeram turismo interno nesta sexta-feira em Dourados. Eles também receberam informações sobre educação ambiental. Foi à primeira ação do “Projeto de Educação para o Turismo e de Reflexão Ambiental”, desenvolvido pelo Departamento de Turismo da Prefeitura de Dourados e pelo Instituto de Meio Ambiente de Dourados - IMAM.
Pela manhã, 40 alunos do 7º ano e à tarde, outros 60 de duas turmas do 9º ano, fizeram trilha no interior do parque, que tem área de 70 hectares. Antes da caminhada, assistiram a uma palestra do diretor de Turismo da Prefeitura, Marcelo Mourão, que falou sobre a importância dessa atividade, e fizeram ginástica laboral com a professora Luciana Sena.
No parque foram acompanhados pela equipe do Núcleo de Educação Ambiental do IMAM, formado por Helaine Nonato Camilo, Vanessa Guardachoni e Patrícia Sotolani, e ainda pelo Guarda Municipal Ambiental João Augusto Dourado Alves.
Desde a Semana do Meio Ambiente, o IMAM tem recebido escolas e universidades para o Passeio Monitorado no interior do Parque.
Alunos do 7º ano da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo.
Alunos do 9º ano da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo.
No término da ação, uma bicicleta foi sorteada entre os cem estudantes da escola que participaram do passeio. O objetivo do prêmio foi estimular a participação dos alunos neste tipo de atividade.
A estudante Thais Lima Ruiz, moradora na Vila Rosa e aluna do 9º ano na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo foi à ganhadora da bicicleta.

Ação Social do Sesc tem parceira do IMAM

Pensar em ações que valorizem o idoso sempre foi uma preocupação do Sesc (Serviço Social do Comércio) que busca desenvolver ações que estimule e beneficie o idoso, nos segmentos da cultura, lazer, esporte e educação, tendo como meta a promoção da cidadania na terceira idade, preparando-os para uma maturidade e vida felizes.
No dia 1º de outubro, comemora-se o Dia Internacional do Idoso, pensando nisso, o Sesc ofereceu atividades especiais aos idosos nesta data. E no dia 29 de Setembro (quinta-feira), o Núcleo de Educação Ambiental (Instituto de Meio Ambiente de Dourados- IMAM), realizou uma Oficina sobre: “Cultivo de Plantas Medicinais em Garrafas Pets”, ministrado pelas Biólogas Helaine e Vanessa, que contou com a participação de aproximadamente 35 idosos.
Oficina: Cultivo de Plantas Medicinais em Garrafas Pets.

Plantio de 300 mudas no Parque Arnulfo Fioravante no Dia da Árvore


No dia 21 de Setembro (quarta-feira), em comemoração ao Dia da Árvore, foi realizado um plantio de aproximadamente 300 mudas no interior do Parque Arnulfo Fioravante, disponibilizadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Dourados - IMAM.
O Plantio foi organizado pela equipe do Núcleo de Educação Ambiental, Coordenado pelo Engenheiro Agrônomo Nélson Vicente com o apoio das Biólogas Helaine e Vanessa, e contou com colaboração da SEMSUR, SEMAIC e Sindicato Rural.
Participaram desta ação diversos órgãos/entidades, como: Secretários e Diretores de Departamento do Município, a Guarda Municipal de Dourados, Defesa Civil, membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDAM e acadêmicos de Cursos de: Engenharia Ambiental (UEMS), Agronomia (UNIGRAN) e contou ainda com a presença do Prefeito Murilo Zauti.



terça-feira, 27 de setembro de 2011

Resultados da Ação no Dia da Árvore

Em comemoração ao Dia da Árvore (21 de Setembro), nesta última semana, o Núcleo de Educação Ambienta / IMAM foi a quatro escolas municipais com o projeto “Preservar a Árvore é Valorizar a Vida”.
Este ação contou com a participação das biólogas (Helaine e Vanessa) e dos estagiários (Patrícia, Débora, Antônio, Vicenzina e Siqueira) do IMAM, que movimentaram as escolas com palestras, jogos, brincadeiras e plantio de mudas no interior de cada escola.
Confira abaixo algumas fotos da ação:
19/09 – Escola Neil Fioravante / CAIC - Parque Nova Dourados
20/09 – Escola Elza Farias Kintschev Real - Cohab II
21/09 – Escola Iria Lucia Wilhelm Konzen - Parque do Lago II
22/09 – Escola Franklin Luiz Azambuja - BNH 4º Plano

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

“Preservar a árvore é valorizar a vida - 21 de Setembro, Dia da Árvore”


Educar para a sustentabilidade e a cidadania é o novo desafio da educação, a sociedade atual se vê forçada a pensar sobre a sua existência e os impactos que causa ao ambiente.
Nesta semana, em comemoração ao Dia da Árvore (21 de Setembro), a Prefeitura Municipal de Dourados, através do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente – SEMMAM / Instituto de Meio Ambiente – IMAM, estará desenvolvendo uma Ação de sensibilização intitulada: “Preservar a árvore é valorizar a vida” em comemoração ao Dia da Árvore.
Estarão participando desta ação 4 escolas municipais: Neil Fioravante / CAIC - Parque Nova Dourados (19/09), Elza Farias Kintschev Real - Cohab II (20/09), Iria Lucia Wilhelm Konzen - Parque do Lago II (21/09) e Franklin Luiz Azambuja - BNH 4º Plano (22/09). As escolas participantes desta ação foram definidas de acordo com a sua proximidade aos principais Córregos e Áreas Verdes do Município e sua disponibilidade, interesse e responsabilidade. Para isso, foram observados os projetos internos das mesmas, visando firmar uma parceria durável, a fim de realizar não só esta, mas também outras atividades voltadas à Preservação do Meio Ambiente.
O objetivo principal do projeto é sensibilizar a comunidade escolar, alunos do ensino fundamental (5° e 6º anos), sobre a importância da preservação das árvores, levando-os a refletir sobre os benefícios das mesmas no meio urbano e nas áreas verdes, despertando ainda, o interesse da instituição em relação à importância da Educação Ambiental.
A ação contemplará uma abordagem teórica, dinâmica e prática com atividades diversas (palestras, vídeos, jogos e brincadeiras) e um plantio de mudas no interior da escola de acordo com sua necessidade. O que se pretende com esta ação é chamar a atenção do maior numero possível de crianças para as questões ambientais locais, de uma maneira didática, lúdica e interativa. 
No dia 21 de Setembro, também será realizado um plantio de mudas de espécies nativas no Parque Arnulfo Fioravante, disponibilizadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Dourados - IMAM, a partir de compensações de “Autorização para Corte de Árvores”, que implica a condicionante da doação de novas mudas a partir da retirada de árvores em situação de risco. Para o Plantio no Parque serão convidados um representante de cada Secretaria, a Guarda Municipal de Dourados, os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente COMDAM e acadêmicos de Cursos de: Ciências Biológicas, Agronomia e Gestão Ambiental. O mesmo acontecerá no Dia 21 de Setembro (quarta-feira) as 8 h, no interior do Parque Arnulpo Fioravante.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Ação Social na Escola Municipal Arthur Campos Mello - Vila Cachoeirinha


Neste sábado aconteceu, na Escola Municipal Arthur Campos Mello, na Vila Cachoeirinha, a edição da Ação Social 2011, realizada das 8h às 17h pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e SESI (Serviço Social da Indústria), com apoio da prefeitura. Um dos destaques foi o casamento comunitário, que ficou marcado pela emoção dos 120 casais que contraíram matrimônio.
Durante todo o dia, a Ação Social promoveu atendimentos de saúde, com consultas médicas, odontológicas, nutricionais, aferição de pressão arterial e outros. Foram colocados ainda à disposição da comunidade, corte de cabelo, doação de mudas, emissão de documentos como título de eleitor, primeira via da carteira de trabalho e do CPF, bem como orientações jurídicas e atividades culturais e de lazer.
A Prefeitura de Dourados teve participação ativa com várias secretarias, promovendo atendimentos que geralmente são feitos apenas em suas respectivas sedes.
Além das secretarias envolvidas e dos realizadores, participaram também da Ação Social, o DETRAN, Ministério do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral, Conselho Tutelar, Agência Pública de Emprego, SENAI e outras instituições. A UFGD, através de suas faculdades, levou para a Vila Cachoeirinha diversos projetos desenvolvidos na universidade, para prestar serviço àquela população.
O IMAM não podia ficar de fora desta, e através do núcleo de Educação Ambiental, levou algumas atividades como: “Cantinho da Leitura”, “Pintura de Giz”, contou ainda com a distribuição de diversas mudas do Viveiro da Prefeitura e Plantão de Dúvidas sobre: Fiscalização, Licenciamento e Autorização de Corte de Árvores.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Parcerias que dão certo!


O Instituto do Meio Ambiente de Dourados - IMAM, através da atividade de “Autorização para Corte de Árvores”, que implica a condicionante de compensação de novas mudas a partir da erradicação de outras, disponibiliza doação de mudas.
No início do mês de Agosto, a Escola Municipal Profª. Iria Lucia Wilhelm Konzen solicitou a doação de 5 mudas para plantio no interior da Escola. As mudas foram entregues ao diretor da Escola pela Bióloga do IMAM, Vanessa.
No dia 29 de Agosto, a Professora Jussara, Coordenadora do Projeto de Extensão Universitária “O Direito Floresce entre os Indígenas”, através do curso do Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, também nos procurou solicitando a doação de 10 mudas para a Escola Municipal Indígena Ramão Martins, Aldeia Jaguapiru, para a realização de ações do projeto junto aos alunos da escola.
É isso aí! Parcerias que dão certo!

Palestra as margens do Córrego Laranja Doce


Na sexta-feira do dia 26 de Agosto, o Núcleo de Educação Ambiental, através da Bióloga Vanessa e Eng. Agrônomo Nelson, realizaram uma palestra as margens do Córrego Laranja Doce. A diretora da Escola Municipal Vereadora Albertina Pereira de Matos, buscando parcerias, solicitou junto ao IMAM, um representante que pudesse falar com alunos 5º ano sobre meio ambiente e preservação dos córregos.
 
O Córrego Laranja Doce é uma afluente da margem direita do Rio Brilhante, com sua nascente situada na divisa da Reserva Indígena de Dourados, possui características bem distintas em função da forma de ocupações que recebeu.
A visita ás margens do Córrego contou ainda com a presença do repórter Abílio Pietramale e da Guarda Municipal, e as crianças foram de bicicleta o local, já que a escola encontra-se próxima da área verde. 
Nesta Palestra foram abordados os principais problemas que estas áreas enfrentam, como por exemplo, desmatamento da mata ciliar e poluição através da disposição irregular do lixo. As crianças puderam observar ainda as nascentes, e que mesmo havendo poluição, ainda há peixes no local.
Foi uma tarde bastante produtiva!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Exposição Itinerante da SOS Mata Atlântica terminou neste Domingo


Olá pessoal!
Essa semana a exposição itinerante esteve em Dourados de 24 a 28 de Agosto. Em 2009 o projeto passou por aqui e tivemos recorde de público do primeiro ciclo, 300 alunos de uma só vez, lembrando que Dourados é a única cidade do Centro-Oeste a receber a exposição.
Nesse retorno a Dourados, a exposição permaneceu na Praça João Antônio, em frente à Catedral Imaculada de Conceição. O nome da praça se refere ao tenente Antonio João, defensor da Colônia Militar dos Dourados durante a Guerra do Paraguai.
O trabalho contou com a participação de grupos escolares que visitaram o caminhão e conheceram um pouco mais sobre a Mata Atlântica.
Entre as atrações aconteceram oficinas, exposições, jogos educativos, palestras, exibições de filmes e análise de água de um trecho do Córrego Laranja Doce. Esse córrego corta a cidade e, segundo os parceiros da Secretaria de Meio Ambiente, algumas pessoas pescam no local onde foi feita a coleta. Esse resultado é importante pra saber como está à saúde do rio utilizado pelos habitantes.
A exposição de reciclagem em parceria com a Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados (AGECOLD) estava lindíssima e a criançada curtiu muito! O trabalho estava sendo realizado por alunos da Universidade Federal da Grande Dourados, juntamente com a professora Ivete, que no sábado realizou uma oficina de reciclagem para os visitantes.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Caminhão do Projeto SOS Mata Atlântica já esta em Dourados !


Olá pessoal!

O Caminhão do Projeto SOS Mata Atlântica já esta em Dourados com sua exposição itinerante “A Mata Atlântica é aqui”, trata-se de um caminhão itinerante adaptado com muitas atividades de educação ambiental: oficinas com materiais recicláveis, exposições, jogos educativos, brincadeiras, exibições de filmes e muito mais!  Ele encontra-se na Praça Antônio João, no Centro da cidade (Próximo a Igreja Matriz), com sua Equipe de Educadores Ambientais (Biólogos), Anderson, Patrícia e Alexssa.

A exposição é gratuita e para todas as idades. O caminhão estará entre os dias 24 e 28 de agosto na Praça Antônio João, com atividades das 10 h ás 16 h. As visitas monitoradas duram cerca de 1 hora, e atenderão grupos de até 50 pessoas por vez. 
Foto: Camilnão do Projeto já montado na Praça Antônio João.
Foto: No detalhe, a estrutura interna do Caminhão, e o momento da apresentação do Projeto aos presentes, com o Biólogo Anderson Palmeira.
Para agendamento de grupos entre em contato no e-mail itinerante@sosma.org.br, falar com a Camila. 
Segue abaixo a Programação para os 05 dias.
 Faça uma visita e conheça a exposição.


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados - AGECOLD


A Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados (AGECOLD) começou sua história em 2001, como Cooperativa e realiza a coleta de materiais recicláveis, valorizando o trabalho dos catadores de lixo, assim como a conscientização da sociedade para uma menor emissão de lixos e resíduos ao meio ambiente.
 
A Associação faz parte do Projeto “Recolhe, Recicla”, é coordenado pela Sra. Ivete Pedroso. Desde quando criada, a AGECOLD, teve um aumento significativo na coleta de materiais recicláveis, graças às parcerias entre empresas privadas e públicas, e catadores cadastrados, que recolhem materiais nas residências e comércio em geral.
Na AGECOLD é feita a triagem e seleção dos materiais recolhidos para reciclagem como: plástico, papelão, metal, entre outros, pela equipe de selecionadores. Após esse processo, todo material é encaminhado para a indústria onde é colocado novamente no mercado.
Todas as ações desenvolvidas pela AGECOLD contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população à medida que se retira do meio ambiente esses materiais recicláveis, como o plástico, por exemplo, que se jogado no lixo, demora mais de 100 anos para se decompor.
A AGECOLD recebe doações de materiais na sua sede, localizada na Rua Pedro Rigotti, 1.461, ao lado do Parque Arnulpho Fioravante.
Contato: 67-3423-1160 ou ivetepedroso@hotmail.com

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Você sabe o que é APECATU?


A APECATU – Associação Douradense para Sustentabilidade, como o próprio nome revela, tem como princípio de trabalho a sustentabilidade e por isso suas ações são embasadas no desenvolvimento econômico, social e ambiental, sendo elas:
  • Educação ambiental para formação dos associados e sensibilização dos parceiros e da comunidade;
  • Cursos profissionalizantes para capacitação e formação profissional dos associados, possibilitando a geração de renda e a inclusão social dos mesmos;
  • Reciclagem do óleo de cozinha e reuso e reaproveitamento de embalagens, contribuindo para a diminuição do lixo e para a preservação ambiental.
Isso pode nos levar a uma pergunta: Afinal, o que é Sustentabilidade?
Para responder a essa pergunta segue um artigo escrito por Luiz Carlos Cabrera, disponível no site Planeta Sustentável, que é bem esclarecedor:
Sustentabilidade é a palavra que mais se ouve e se lê por aí — na administração, na economia, na engenharia ou no Direito. Mas, afinal, o que significa sustentabilidade? Como bom mentor, vou tentar explicar de forma simples o conceito que já faz parte da vida moderna. Em primeiro lugar, trata-se de um conceito sistêmico, ou seja, ele correlaciona e integra de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade. A palavra-chave é continuidade — como essas vertentes podem se manter em equilíbrio ao longo do tempo.
Quem primeiro usou o termo foi à norueguesa Gro Brundtland, ex-primeira ministra de seu país. Em 1987, como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas, Gro publicou um livreto chamado Our Common Future, que relacionava meio ambiente com progresso. Nele, escreveu-se pela primeira vez o conceito: “Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”. Note que interessante: a proposta não era só salvar a Terra cuidando da ecologia, mas suprir todas as necessidades de gerações sem esgotar o planeta. “Nem de longe se está pedindo a interrupção do crescimento econômico”, frisou Gro. “O que se reconhece é que os problemas de pobreza e subdesenvolvimento só poderão ser resolvidos se tivermos uma nova era de crescimento sustentável, na qual os países do sul global desempenhem um papel significativo e sejam recompensados por isso com os benefícios equivalentes.”
Parece que Gro Brundtland adivinhava a crise recente das economias do norte e já salientava o papel dos países emergentes, como Brasil, China e Índia. Para você, vale lembrar que a sustentabilidade se aplica a qualquer empreendimento humano, de um país a uma família. Toda atividade que envolve e aglutina pessoas tem uma regra clara: para ser sustentável, precisa ser economicamente viável, socialmente justa, culturalmente aceita e ecologicamente correta. O desafio é enorme, envolve várias gerações e, por isso, você precisa estar ligado no tema.”


Adriana Luiz de Lima