segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Exposição Itinerante da SOS Mata Atlântica terminou neste Domingo


Olá pessoal!
Essa semana a exposição itinerante esteve em Dourados de 24 a 28 de Agosto. Em 2009 o projeto passou por aqui e tivemos recorde de público do primeiro ciclo, 300 alunos de uma só vez, lembrando que Dourados é a única cidade do Centro-Oeste a receber a exposição.
Nesse retorno a Dourados, a exposição permaneceu na Praça João Antônio, em frente à Catedral Imaculada de Conceição. O nome da praça se refere ao tenente Antonio João, defensor da Colônia Militar dos Dourados durante a Guerra do Paraguai.
O trabalho contou com a participação de grupos escolares que visitaram o caminhão e conheceram um pouco mais sobre a Mata Atlântica.
Entre as atrações aconteceram oficinas, exposições, jogos educativos, palestras, exibições de filmes e análise de água de um trecho do Córrego Laranja Doce. Esse córrego corta a cidade e, segundo os parceiros da Secretaria de Meio Ambiente, algumas pessoas pescam no local onde foi feita a coleta. Esse resultado é importante pra saber como está à saúde do rio utilizado pelos habitantes.
A exposição de reciclagem em parceria com a Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados (AGECOLD) estava lindíssima e a criançada curtiu muito! O trabalho estava sendo realizado por alunos da Universidade Federal da Grande Dourados, juntamente com a professora Ivete, que no sábado realizou uma oficina de reciclagem para os visitantes.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Caminhão do Projeto SOS Mata Atlântica já esta em Dourados !


Olá pessoal!

O Caminhão do Projeto SOS Mata Atlântica já esta em Dourados com sua exposição itinerante “A Mata Atlântica é aqui”, trata-se de um caminhão itinerante adaptado com muitas atividades de educação ambiental: oficinas com materiais recicláveis, exposições, jogos educativos, brincadeiras, exibições de filmes e muito mais!  Ele encontra-se na Praça Antônio João, no Centro da cidade (Próximo a Igreja Matriz), com sua Equipe de Educadores Ambientais (Biólogos), Anderson, Patrícia e Alexssa.

A exposição é gratuita e para todas as idades. O caminhão estará entre os dias 24 e 28 de agosto na Praça Antônio João, com atividades das 10 h ás 16 h. As visitas monitoradas duram cerca de 1 hora, e atenderão grupos de até 50 pessoas por vez. 
Foto: Camilnão do Projeto já montado na Praça Antônio João.
Foto: No detalhe, a estrutura interna do Caminhão, e o momento da apresentação do Projeto aos presentes, com o Biólogo Anderson Palmeira.
Para agendamento de grupos entre em contato no e-mail itinerante@sosma.org.br, falar com a Camila. 
Segue abaixo a Programação para os 05 dias.
 Faça uma visita e conheça a exposição.


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados - AGECOLD


A Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados (AGECOLD) começou sua história em 2001, como Cooperativa e realiza a coleta de materiais recicláveis, valorizando o trabalho dos catadores de lixo, assim como a conscientização da sociedade para uma menor emissão de lixos e resíduos ao meio ambiente.
 
A Associação faz parte do Projeto “Recolhe, Recicla”, é coordenado pela Sra. Ivete Pedroso. Desde quando criada, a AGECOLD, teve um aumento significativo na coleta de materiais recicláveis, graças às parcerias entre empresas privadas e públicas, e catadores cadastrados, que recolhem materiais nas residências e comércio em geral.
Na AGECOLD é feita a triagem e seleção dos materiais recolhidos para reciclagem como: plástico, papelão, metal, entre outros, pela equipe de selecionadores. Após esse processo, todo material é encaminhado para a indústria onde é colocado novamente no mercado.
Todas as ações desenvolvidas pela AGECOLD contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população à medida que se retira do meio ambiente esses materiais recicláveis, como o plástico, por exemplo, que se jogado no lixo, demora mais de 100 anos para se decompor.
A AGECOLD recebe doações de materiais na sua sede, localizada na Rua Pedro Rigotti, 1.461, ao lado do Parque Arnulpho Fioravante.
Contato: 67-3423-1160 ou ivetepedroso@hotmail.com

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Você sabe o que é APECATU?


A APECATU – Associação Douradense para Sustentabilidade, como o próprio nome revela, tem como princípio de trabalho a sustentabilidade e por isso suas ações são embasadas no desenvolvimento econômico, social e ambiental, sendo elas:
  • Educação ambiental para formação dos associados e sensibilização dos parceiros e da comunidade;
  • Cursos profissionalizantes para capacitação e formação profissional dos associados, possibilitando a geração de renda e a inclusão social dos mesmos;
  • Reciclagem do óleo de cozinha e reuso e reaproveitamento de embalagens, contribuindo para a diminuição do lixo e para a preservação ambiental.
Isso pode nos levar a uma pergunta: Afinal, o que é Sustentabilidade?
Para responder a essa pergunta segue um artigo escrito por Luiz Carlos Cabrera, disponível no site Planeta Sustentável, que é bem esclarecedor:
Sustentabilidade é a palavra que mais se ouve e se lê por aí — na administração, na economia, na engenharia ou no Direito. Mas, afinal, o que significa sustentabilidade? Como bom mentor, vou tentar explicar de forma simples o conceito que já faz parte da vida moderna. Em primeiro lugar, trata-se de um conceito sistêmico, ou seja, ele correlaciona e integra de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade. A palavra-chave é continuidade — como essas vertentes podem se manter em equilíbrio ao longo do tempo.
Quem primeiro usou o termo foi à norueguesa Gro Brundtland, ex-primeira ministra de seu país. Em 1987, como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas, Gro publicou um livreto chamado Our Common Future, que relacionava meio ambiente com progresso. Nele, escreveu-se pela primeira vez o conceito: “Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”. Note que interessante: a proposta não era só salvar a Terra cuidando da ecologia, mas suprir todas as necessidades de gerações sem esgotar o planeta. “Nem de longe se está pedindo a interrupção do crescimento econômico”, frisou Gro. “O que se reconhece é que os problemas de pobreza e subdesenvolvimento só poderão ser resolvidos se tivermos uma nova era de crescimento sustentável, na qual os países do sul global desempenhem um papel significativo e sejam recompensados por isso com os benefícios equivalentes.”
Parece que Gro Brundtland adivinhava a crise recente das economias do norte e já salientava o papel dos países emergentes, como Brasil, China e Índia. Para você, vale lembrar que a sustentabilidade se aplica a qualquer empreendimento humano, de um país a uma família. Toda atividade que envolve e aglutina pessoas tem uma regra clara: para ser sustentável, precisa ser economicamente viável, socialmente justa, culturalmente aceita e ecologicamente correta. O desafio é enorme, envolve várias gerações e, por isso, você precisa estar ligado no tema.”


Adriana Luiz de Lima

Exposição Itinerante: SOS Mata Atlântica em Dourados


Na próxima semana a Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com o IMAM, virá a Dourados com sua exposição itinerante “A Mata Atlântica é aqui”, um caminhão itinerante adaptado com muitas atividades de educação ambiental: oficinas com materiais recicláveis, exposições, jogos educativos, brincadeiras, exibições de filmes e muito mais! 
A exposição é gratuita e para todas as idades. O caminhão estará entre os dias 24 e 28 de agosto na Praça Antônio João. As visitas monitoradas duram cerca de 1 hora, e atenderão grupos de até 50 pessoas por vez. Para agendamento de grupos entre em contato no e-mail itinerante@sosma.org.br.
A exposição itinerante “A Mata Atlântica é aqui” é uma iniciativa da Fundação  SOS Mata Atlântica formada por um caminhão totalmente adaptado para  atividades de educação e sensibilização ambiental,  já realizadas pela  Fundação em seus vários projetos e consolidadas como prática de  conscientização.
O projeto já percorreu 45 cidades em seu primeiro ciclo anual que percorreu as  regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste do país, e mais  35 cidades em seu  segundo ciclo anual nas regiões Nordeste, Centro Oeste e Sudeste. Agora, em seu terceiro ciclo, o projeto visitará novamente as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste. Dourados faz parte do nosso roteiro entre os dias 24 e 28 de agosto de 2011, quando diversas atividades serão realizadas em seis horas diárias por educadores ambientais.
Os objetivos da Fundação SOS Mata Atlântica são ampliar o conhecimento público sobre a Mata Atlântica, sensibilizar sobre a importância deste bioma e  envolver a todos na luta pela conservação por meio de atitudes práticas que  possam ser aplicadas no dia a dia.
Todas as atividades previstas serão realizadas por técnicos devidamente capacitados e de responsabilidade integral da Fundação SOS Mata Atlântica. As atividades serão distribuídas em: apresentação de programas e projetos desenvolvidos, levantamento de dados atualizados da situação local e regional, concursos, apresentações artísticas, palestras, cursos, brincadeiras e ações voluntárias.
 
Visite o blog www.sosma.org.br/blog.

Acadêmicos do Curso de Turismo (UEMS) realizam Visita Técnica em Trilha Ecológica no interior do Parque

 
 O Núcleo de Educação Ambiental recebeu no dia 11 de Agosto (quinta-feira) no período matutino, acadêmicos do curso de Turismo (UEMS) para o passeio monitorado no Parque Arnulfo Fioravante que contempla uma Trilha Ecológica Interpretativa como instrumento de Educação Ambiental. 
 O Passeio pela Trilha foi solicitado junto ao IMAM pela Professora Cristiane, docente no curso de Turismo com ênfase em Ambientes Naturais - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que nos procurou na terça-feira anterior ao dia do passeio, com o finalidade de trazer os acadêmicos para uma visita técnica. O grupo de 14 pessoas, dentre eles 3 professores do curso, foram recebidos no Intituto pela Bióloga Vanessa, do Núcleo de Educação Ambiental, que juntamente com o Guarda Municipal Dourado, os acompanharam durante o passeio.  
 Após o passeio, os acadêmicos foram levados ao auditório do IMAM, para esclarecimento de quaisquer dúvidas sobre o Parque, que contou com a presença da Coordenadora do Projeto “Recolhe, Recicla”, Ivete Pedroso (AGECOLD). 
 O Parque Arnulpho Fioravante está localizado no centro geográfico da área urbana do Município. Sua área é de aproximadamente 74 hectares. Encontra-se cercado e no seu interior está edificado a Polícia Militar Ambiental, quadras poli esportivas, campo de futebol e Sede do Instituto de Meio Ambiente de Dourados e da Guarda Municipal de Dourados. O entorno imediato é formado na parte norte pelo Shopping Avenida Center, Rodoviária Municipal e estabelecimentos comerciais, ao sul a Associação Atlética do Banco do Brasil, Sindicato dos Bancários e bairros residenciais, ao leste Chácaras e ao Oeste outros bairros residenciais.

Projevem Adolescente Visita Parque Arnulfo Fioravante para Trilha Ecológica


A SEMMAM, através do Núcleo de Educação Ambiental, recebeu no dia 05 de Agosto (sexta-feira) no período vespertino, adolescentes do Programa Projovem Adolescente para o passeio monitorado no Parque Arnulfo Fioravanti, onde encontram-se o Instituto de Meio Ambiente - IMAM e a Polícia Militar Ambiental - PMA, ambos os órgão ambientais deste município.
Desde a Semana do Meio o Ambiente, o IMAM tem recebido Escolas e Instituições para Passeio Monitorado que contempla uma Trilha Ecológica Interpretativa. A Trilha Ecológica como instrumento de Educação Ambiental, consiste em um caminho já traçado no interior do Parque, que visa uma melhor relação do indivíduo com o meio ambiente, e como uma ferramenta pedagógica importante, por permitir que em áreas naturais sejam criadas verdadeiras salas de aula ao ar livre, despertando o interesse, a curiosidade e a descoberta e possibilitando formas diferenciadas do aprendizado tradicional. Ajuda ainda, a promover a percepção das pessoas, de modo que possam despertar o interesse pela preservação de um espaço ao qual elas têm acesso e contato com as espécies.
Os adolescentes foram recebidos no IMAM pela Equipe do Núcleo de Educação Ambiental, as Biólogas Helaine e Vanessa, e durante o passeio, os jovens foram acompanhados pelo Engenheiro Agrônomo Nélson Vicente e o Estagiário do curso de Gestão Ambiental Bruno.  O Programa Projovem Adolescente tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens com idade entre 15 e 17 anos, cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os jovens são organizados em grupos, denominados coletivos, compostos por 40 jovens. 

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Audiência Pública para Criação de Área de Proteção Ambiental no Município de Dourados


Nesta quarta-feira, a Prefeitura Municipal de Dourados através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SEMMAM / Instituto de Meio Ambiente - IMAM, realizará uma Audiência Pública para a Criação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Município de Dourados. A Audiência acontecerá no dia 10 de Agosto de 2011, às 9 h, na Câmara Municipal de Dourados, localizada na Avenida Marcelino Pires, 3495 - Cabeceira Alegre, nesta.
A Área de Proteção Ambiental (APA) é uma categoria de Unidade de Conservação, voltada à proteção de riquezas naturais que estejam inseridas dentro de um contexto de ocupação humana. A Secretária Municipal do Meio Ambiente, a Drª. Valdenise Carbonari Barboza, declara que o principal objetivo da Audiência é discutir possíveis propostas para a Criação de uma Área de Proteção Ambiental para conservação das nascentes do Rio Brilhante e Dourados, utilização racional dos recursos naturais, manutenção da diversidade biológica e preservação dos ecossistemas em seu estado original. Esta categoria de área protegida é estabelecida pela Lei no 6.902, de 27 de abril de 1981. È sempre de grande importância tornar público questões do meio ambiente.


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

XI SEMANA DO MEIO AMBIENTE E XIV ECO DOURADOS: Ecossistemas e Sustentabilidade.

Nos dias 01, 02 e 03 de junho aconteceu a XI Semana do Meio Ambiente e XIV Eco Dourados, que contou com a apresentação de Palestras, Mini-cursos e Projetos de Educação Ambiental, o evento aconteceu no Salão de Eventos da UNIGRAN.
Palestras: de 01 a 03 de junho ás 19 h
Dia 01 de Junho de 2011
19 h - Apresentação Cultural - Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
19:30 h - Palestra: Código Florestal X Recursos Hídricos.  Palestrante: Antônio Augusto Rebello Reis, Mestrado em Pace University Law School - Ny
22 h – Coffee Break
Dia 02 de Junho de 2011
19 h - Apresentação Cultural: Dança Tradicional Gaúcha – CTG
19:30 h - Palestra: Gerenciamento de Resíduos Sólidos.  Palestrante: Dr. Paulo César Zeni - Promotor de Justiça do Meio Ambiente de Dourados
21 h - Palestra: Poluição Atmosférica: Aspectos do Meio Urbano.  Palestrante: Edmilson de Souza (UEMS), Doutorado em Engenharia Mecânica - Universidade de São Paulo
Dia 03 de Junho de 2011
19 h - Apresentação Cultural: Camila Faca - MPB e Pop Rock
19:30 h - Palestra: A responsabilidade da pessoa jurídica por danos ambientais. Palestrante: Ademos Alves da Silva Júnior (UNIGRAN), Especialização em As Grandes Transformações do Direito Processual - UNAMA
21 h - Entrega do Prêmio Troféu Marco Verde 2011
22 h – Coffee Break
 Os indicados ao Premio Troféu Marco Verde foram homenageados com a entrega do troféu. Estes são entidades e/ou pessoas que se destacaram em trabalhos e ações de preservação ambiental e desenvolvimento ambiental sustentável no município, nesta noite.

Mini-cursos: de 01 a 03 de junho ás 13 h

1.       Educação Ambiental para Ecossistema e Sustentabilidade. Ministrante: Simone Cecon (UFGD), Bióloga, Mestrado em Educação para Ciências, UNESP / Bauru – SP
2.       Identificação de Plantas Nativas com Potencial Medicinal.  Ministrante: Marcelo Rigotti (UEMS), Doutorado em Agronomia, UNESP / Botucatu – SP
3.       Contaminação Ambiental.  Ministrante: Rômulo Penna Scorza Júnior (EMBRAPA), Ph.D. em Ciências Ambientais
4.       Indicadores Ambientais subsidiários do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Perícia Ambiental em Ecossistemas.  Ministrante: Emerson Machado de Carvalho (UEMS), Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia), UNESP - SP Aquáticos
5.       Hortas Urbanas.  Ministrante: Fábio Régis de Souza (UNIGRAN), Engenheiro Agrônomo
6.       O desafio do Controle de Pragas Urbanas. Ministrante: Jalmir da Silva Ferreira Junior (CCZ), Biólogo, Mestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade, UFGD
7.       Planejamento Urbano. Ministrante: Sérgio Seiko Yonamine, Mestrado em Desenvolvimento Local
8.       Cultivo e Produção de Mudas de Espécies Arbóreas Nativa.  Ministrante: Rozilene Bertipaglia Gimenes Ferreira (SEMSUR), Engenheira Agrônoma, Mestrado em Produção Vegetal
9.       Gerenciamento de Resíduos Sólidos.  Ministrantes: Luiz Eduardo Aparecido Grassi (UEMS), Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) UNESP – SP e Ivete Maximina Cavedon Pedroso, (AGECOLD), especialista em Pscicopedagogia e Arte da Educação
10.     Zoonoses transmitidas pelo carrapato Amblyomma cajennense, o carrapato das capivaras (Hydrochoerus hydrochoeris).  Ministrante: Silvia Fátima Pozzobon Soria (Anhanguera), Mestrado em Clínica Médica, UFSM
11.     Sistemas Agroflorestais Diversificados.  Ministrante: Milton Parron Padovan -           Biólogo, Doutorado em Agronomia/Ciência do  Solo.  Local: Embrapa Agropecuária Oeste
 Foto do Mini-curso 07: Planejamento Urbano, com o palestrante Sérgio Seiko Yonamine, Mestrado em Desenvolvimento Local, de Campo Grande.
  Foto do Mini-curso 09: Gerenciamento de Resíduos Sólidos, com os palestrantes Luiz Eduardo Aparecido Grassi (UEMS), Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) UNESP – SP e Ivete Maximina Cavedon Pedroso, (AGECOLD), especialista em Pscicopedagogia e Arte da Educação.
 Foto do Mini-curso 11: Sistemas Agroflorestais Diversificados, com o palestrante Milton Parron Padovan (Biólogo), Doutorado em Agronomia/Ciência do  Solo, que aconteceu na Embrapa Agropecuária Oeste, no dia 07 de junho.

City Tur às Estações Ecológicas da XIV Eco Dourados das Escolas Municipais:
Locais de Visitação:
Parque Antenor Martins;
Passeio Monitorado: IMAM – Polícia Ambiental – AGECOLD (Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados);
Passeio Monitorado: Centro de Zoonoses – Anhanguera (Hospital Veterinário) / Controle de dejetos;
Estação de tratamento de água da Sanesul – ETA;
Estação de tratamento de esgoto da Sanesul – ETE;
Aterro Sanitário;
EMBRAPA (Mata Ciliar e Área de Preservação Permanente);
Caminhada Ambiental da Escola CAIC;
Plantio de espécies arbóreas nativas nas Margens do Córrego do Rego d’água - com a participação dos alunos envolvidos na XIV ECO DOURADOS. 
Participação dos alunos da Escola Manoel Santiago de Oliveira e Escola Weimar Gonçalves Torres no plantio de mudas no Córrego Rego D’água.
Projetos de Educação Ambiental das Escolas Municipais e Universidade. 
 Equipe do IMAM que participou da organização do Evento.