Educar para a sustentabilidade e a cidadania é o novo desafio da educação, a sociedade atual se vê forçada a pensar sobre a sua existência e os impactos que causa ao ambiente.
Nesta semana, em comemoração ao Dia da Árvore (21 de Setembro), a Prefeitura Municipal de Dourados, através do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente – SEMMAM / Instituto de Meio Ambiente – IMAM, estará desenvolvendo uma Ação de sensibilização intitulada: “Preservar a árvore é valorizar a vida” em comemoração ao Dia da Árvore.
Estarão participando desta ação 4 escolas municipais: Neil Fioravante / CAIC - Parque Nova Dourados (19/09), Elza Farias Kintschev Real - Cohab II (20/09), Iria Lucia Wilhelm Konzen - Parque do Lago II (21/09) e Franklin Luiz Azambuja - BNH 4º Plano (22/09). As escolas participantes desta ação foram definidas de acordo com a sua proximidade aos principais Córregos e Áreas Verdes do Município e sua disponibilidade, interesse e responsabilidade. Para isso, foram observados os projetos internos das mesmas, visando firmar uma parceria durável, a fim de realizar não só esta, mas também outras atividades voltadas à Preservação do Meio Ambiente.
O objetivo principal do projeto é sensibilizar a comunidade escolar, alunos do ensino fundamental (5° e 6º anos), sobre a importância da preservação das árvores, levando-os a refletir sobre os benefícios das mesmas no meio urbano e nas áreas verdes, despertando ainda, o interesse da instituição em relação à importância da Educação Ambiental.
A ação contemplará uma abordagem teórica, dinâmica e prática com atividades diversas (palestras, vídeos, jogos e brincadeiras) e um plantio de mudas no interior da escola de acordo com sua necessidade. O que se pretende com esta ação é chamar a atenção do maior numero possível de crianças para as questões ambientais locais, de uma maneira didática, lúdica e interativa.
No dia 21 de Setembro, também será realizado um plantio de mudas de espécies nativas no Parque Arnulfo Fioravante, disponibilizadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Dourados - IMAM, a partir de compensações de “Autorização para Corte de Árvores”, que implica a condicionante da doação de novas mudas a partir da retirada de árvores em situação de risco. Para o Plantio no Parque serão convidados um representante de cada Secretaria, a Guarda Municipal de Dourados, os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente COMDAM e acadêmicos de Cursos de: Ciências Biológicas, Agronomia e Gestão Ambiental. O mesmo acontecerá no Dia 21 de Setembro (quarta-feira) as 8 h, no interior do Parque Arnulpo Fioravante.