terça-feira, 27 de setembro de 2011

Resultados da Ação no Dia da Árvore

Em comemoração ao Dia da Árvore (21 de Setembro), nesta última semana, o Núcleo de Educação Ambienta / IMAM foi a quatro escolas municipais com o projeto “Preservar a Árvore é Valorizar a Vida”.
Este ação contou com a participação das biólogas (Helaine e Vanessa) e dos estagiários (Patrícia, Débora, Antônio, Vicenzina e Siqueira) do IMAM, que movimentaram as escolas com palestras, jogos, brincadeiras e plantio de mudas no interior de cada escola.
Confira abaixo algumas fotos da ação:
19/09 – Escola Neil Fioravante / CAIC - Parque Nova Dourados
20/09 – Escola Elza Farias Kintschev Real - Cohab II
21/09 – Escola Iria Lucia Wilhelm Konzen - Parque do Lago II
22/09 – Escola Franklin Luiz Azambuja - BNH 4º Plano

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

“Preservar a árvore é valorizar a vida - 21 de Setembro, Dia da Árvore”


Educar para a sustentabilidade e a cidadania é o novo desafio da educação, a sociedade atual se vê forçada a pensar sobre a sua existência e os impactos que causa ao ambiente.
Nesta semana, em comemoração ao Dia da Árvore (21 de Setembro), a Prefeitura Municipal de Dourados, através do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente – SEMMAM / Instituto de Meio Ambiente – IMAM, estará desenvolvendo uma Ação de sensibilização intitulada: “Preservar a árvore é valorizar a vida” em comemoração ao Dia da Árvore.
Estarão participando desta ação 4 escolas municipais: Neil Fioravante / CAIC - Parque Nova Dourados (19/09), Elza Farias Kintschev Real - Cohab II (20/09), Iria Lucia Wilhelm Konzen - Parque do Lago II (21/09) e Franklin Luiz Azambuja - BNH 4º Plano (22/09). As escolas participantes desta ação foram definidas de acordo com a sua proximidade aos principais Córregos e Áreas Verdes do Município e sua disponibilidade, interesse e responsabilidade. Para isso, foram observados os projetos internos das mesmas, visando firmar uma parceria durável, a fim de realizar não só esta, mas também outras atividades voltadas à Preservação do Meio Ambiente.
O objetivo principal do projeto é sensibilizar a comunidade escolar, alunos do ensino fundamental (5° e 6º anos), sobre a importância da preservação das árvores, levando-os a refletir sobre os benefícios das mesmas no meio urbano e nas áreas verdes, despertando ainda, o interesse da instituição em relação à importância da Educação Ambiental.
A ação contemplará uma abordagem teórica, dinâmica e prática com atividades diversas (palestras, vídeos, jogos e brincadeiras) e um plantio de mudas no interior da escola de acordo com sua necessidade. O que se pretende com esta ação é chamar a atenção do maior numero possível de crianças para as questões ambientais locais, de uma maneira didática, lúdica e interativa. 
No dia 21 de Setembro, também será realizado um plantio de mudas de espécies nativas no Parque Arnulfo Fioravante, disponibilizadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Dourados - IMAM, a partir de compensações de “Autorização para Corte de Árvores”, que implica a condicionante da doação de novas mudas a partir da retirada de árvores em situação de risco. Para o Plantio no Parque serão convidados um representante de cada Secretaria, a Guarda Municipal de Dourados, os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente COMDAM e acadêmicos de Cursos de: Ciências Biológicas, Agronomia e Gestão Ambiental. O mesmo acontecerá no Dia 21 de Setembro (quarta-feira) as 8 h, no interior do Parque Arnulpo Fioravante.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Ação Social na Escola Municipal Arthur Campos Mello - Vila Cachoeirinha


Neste sábado aconteceu, na Escola Municipal Arthur Campos Mello, na Vila Cachoeirinha, a edição da Ação Social 2011, realizada das 8h às 17h pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e SESI (Serviço Social da Indústria), com apoio da prefeitura. Um dos destaques foi o casamento comunitário, que ficou marcado pela emoção dos 120 casais que contraíram matrimônio.
Durante todo o dia, a Ação Social promoveu atendimentos de saúde, com consultas médicas, odontológicas, nutricionais, aferição de pressão arterial e outros. Foram colocados ainda à disposição da comunidade, corte de cabelo, doação de mudas, emissão de documentos como título de eleitor, primeira via da carteira de trabalho e do CPF, bem como orientações jurídicas e atividades culturais e de lazer.
A Prefeitura de Dourados teve participação ativa com várias secretarias, promovendo atendimentos que geralmente são feitos apenas em suas respectivas sedes.
Além das secretarias envolvidas e dos realizadores, participaram também da Ação Social, o DETRAN, Ministério do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral, Conselho Tutelar, Agência Pública de Emprego, SENAI e outras instituições. A UFGD, através de suas faculdades, levou para a Vila Cachoeirinha diversos projetos desenvolvidos na universidade, para prestar serviço àquela população.
O IMAM não podia ficar de fora desta, e através do núcleo de Educação Ambiental, levou algumas atividades como: “Cantinho da Leitura”, “Pintura de Giz”, contou ainda com a distribuição de diversas mudas do Viveiro da Prefeitura e Plantão de Dúvidas sobre: Fiscalização, Licenciamento e Autorização de Corte de Árvores.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Parcerias que dão certo!


O Instituto do Meio Ambiente de Dourados - IMAM, através da atividade de “Autorização para Corte de Árvores”, que implica a condicionante de compensação de novas mudas a partir da erradicação de outras, disponibiliza doação de mudas.
No início do mês de Agosto, a Escola Municipal Profª. Iria Lucia Wilhelm Konzen solicitou a doação de 5 mudas para plantio no interior da Escola. As mudas foram entregues ao diretor da Escola pela Bióloga do IMAM, Vanessa.
No dia 29 de Agosto, a Professora Jussara, Coordenadora do Projeto de Extensão Universitária “O Direito Floresce entre os Indígenas”, através do curso do Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, também nos procurou solicitando a doação de 10 mudas para a Escola Municipal Indígena Ramão Martins, Aldeia Jaguapiru, para a realização de ações do projeto junto aos alunos da escola.
É isso aí! Parcerias que dão certo!

Palestra as margens do Córrego Laranja Doce


Na sexta-feira do dia 26 de Agosto, o Núcleo de Educação Ambiental, através da Bióloga Vanessa e Eng. Agrônomo Nelson, realizaram uma palestra as margens do Córrego Laranja Doce. A diretora da Escola Municipal Vereadora Albertina Pereira de Matos, buscando parcerias, solicitou junto ao IMAM, um representante que pudesse falar com alunos 5º ano sobre meio ambiente e preservação dos córregos.
 
O Córrego Laranja Doce é uma afluente da margem direita do Rio Brilhante, com sua nascente situada na divisa da Reserva Indígena de Dourados, possui características bem distintas em função da forma de ocupações que recebeu.
A visita ás margens do Córrego contou ainda com a presença do repórter Abílio Pietramale e da Guarda Municipal, e as crianças foram de bicicleta o local, já que a escola encontra-se próxima da área verde. 
Nesta Palestra foram abordados os principais problemas que estas áreas enfrentam, como por exemplo, desmatamento da mata ciliar e poluição através da disposição irregular do lixo. As crianças puderam observar ainda as nascentes, e que mesmo havendo poluição, ainda há peixes no local.
Foi uma tarde bastante produtiva!