Na última sexta-feira, dia 13 de Abril, o Instituto de Meio Ambiente de Dourados - IMAM através do Núcleo de Educação Ambiental esteve na Escola Municipal Etalívio Penzo, no Parque II. Todos os meses a equipe do IMAM vai até as Escolas para ministrar uma atividade em comemoração a uma data do calendário Ambiental. No mês de março, a ação foi em cinco escolas em comemoração ao Dia Mundial da Água (22/03), neste mês as atividades foram em comemoração ao Dia Nacional de Conservação do Solo (15/14).
A Lei n° 7.876, de 13 de novembro de 1989, institui o Dia Nacional da Conservação do Solo a ser comemorado, em todo o País, no dia 15 de abril de cada ano. Este dia é dedicado para reflexão sobre a conservação dos solos e sobre a necessidade de utilizarmos corretamente este recurso natural e, assim, viabilizarmos a manutenção e mesmo melhoria de sua capacidade produtiva, única forma de aumentarmos de forma sustentável a produção de alimentos, sem degradação ambiental.
O projeto sob coordenação das Biólogas Helaine e Vanessa, que contou com a colaboração de toda equipe do IMAM, realizou-se no dia 13/04 nos períodos: matutino e vespertino, com alunos do 7º ano do Ensino fundamental. A ação consistiu em uma abordagem sobre a importância da conservação do solo para esta e futuras gerações, onde foram distribuídos folders explicativos sobre a temática. Durante a atividade foi realizada uma oficina de cultivo de plantas em garrafas pet, com o intuito de mostrar a relação de dependência destes e de outros seres vivos a este bem tão importante e tão presente em nosso dia-a-dia.
No detalhe a decoração da garrafa pet para posterior plantio.
Aluno do 7º ano matutino pronto para implantar sua muda no pet.
Alunos do 7º ano e equipe do IMAM envolvidos na ação.